Como fazer uma atividade de Chapeuzinho Vermelho que realmente funciona na prática
A maioria dos materiais prontos sobre o tema são encheção de linguinha. Vocês sabem como é: aquele PDF genérico com atividades de ligar pontos e pintar o capuz vermelho que todo mundo compartilha no grupo da turma. O problema é que essas folhas não ensinam nada de fato. A criança fecha o caderno e esquece. O que funciona de verdade é construir uma sequência didática que conecte a narrativa a objetivos claros de aprendizagem, desde os dois anos até os cinco.
Atividade chapeuzinho vermelho educação infantil: estrutura que eu uso na sala
Antes de qualquer coisa, vocês precisam decidir o eixo central. A fábula do Chapeuzinho Vermelho dá suporte para pelo menos quatro campos de experiência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O mais óbvio é a linguagem oral e escrita, mas o conto também se presta muito bem a explorações matemáticas com medida e seriação, além de investigations sobre o ambiente natural e os seres vivos quando vocês trabalham a floresta como cenário. Eu costumo começar pelo campo de experiências que a turma já está mais fraca, senão vira só contação de história repetitiva sem ganho real. O primeiro passo prático é selecionar uma versão textual adequada à idade. Para crianças de quatro e cinco anos, eu prefiro a adaptação de Ivo Barbosa ou a versão em quadrinhos de Ziraldo. Evitem versões simplistas demais porque elas matam a complexidade narrativa que vocês precisam para as atividades subsequentes. A versão precisa ter conflito claro, personagens identificáveis e uma sequência lógica de eventos. Se o texto não permite isso, descarto e busco outra fonte.
Depois vem a contação. Isso parece trivial, mas é onde a maioria erra. A contação não é ler o texto em voz alta passivamente. Vocês precisam variar o ritmo, usar pausas estratégicas e dar pesos diferentes às vozes dos personagens. A avó e o lobo precisam de tratamento sonoro distinto, senão a criança não consegue acompanhar a trama. Em turmas menores, de três anos, eu costumo usar fantoches de meia ou sacos de papel. O contato visual direto perde força quando a criança está focada no fantoche, mas a manipulação ajuda muito na retenção da sequência de eventos. Para os maiores, a leitura compartilhada do livro ilustrado funciona melhor porque ela já consegue transitar entre a imagem e o texto escrito. Aqui tem um ponto que poucos professores consideram. Depois da primeira contação, não jogem as atividades imediatamente. Deixem a narrativa amadurecer. Na sessão seguinte, peço que as crianças recontem a história com as próprias palavras ou através de desenho sequencial. Esse momento de reconto espontâneo revela muito mais sobre o nível de compreensão do grupo do que qualquer ficha de preenchimento. Eu já vi crianças de cinco anos que não haviam percebido que o lobo se disfarçou de avó na primeira escuta. Só perceberam quando foram obrigadas a recontar a história sem apoio visual.
As atividades propriamente ditas devem fluir do geral para o específico. Começo sempre com algo coletivo e corporificado. Uma dramatização encenada no espaço da sala ou do pátio resolve isso rapidamente. Distribuo os papéis de forma rotativa nas sessões seguintes para que todas as crianças tenham contato com diferentes personagens e, consequentemente, com diferentes dimensões da narrativa. Isso é particularmente importante para crianças mais tímidas ou com dificuldades de linguagem, que muitas vezes se expressam melhor pela ação corporal do que pela fala. Para o trabalho com álgebra inicial e noções de medida, eu monto uma atividade simples mas eficaz que consiste em comparar caminhos. Desenho dois trajetos no chão com fita crepe: um caminho reto e um caminho sinuoso que representa o desvio do lobo. As crianças caminham os dois percursos e percebam, na pele, a diferença de distância e tempo. É concreto, é vivido, e a abstração mathematical surge naturalmente dali. Não precisa de material estruturado caro. Fita crepe, rolta métrica e o espaço da sala resolvem.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
No campo da escrita e reconhecimento de letras, trabalho com o nome dos personagens e palavras-chave do texto. Mas aqui tem um detalhe importante que pouca gente aplica. Em vez de apenas copiar palavras no caderno, eu proponho atividades de caça-palavras adaptadas onde a criança precisa encontrar o nome dos personagens entre letras embaralhadas, ou jogos de memória com pares de palavra-imagem. A criança de cinco anos que ainda não convencionalmente escreve consegue participar plenamente dessas atividades e, ao mesmo tempo, exercita a relação entre o oral e o escrito. O foco não é a caligrafia perfeita, é a consciência fonológica e o rastreamento visual do texto impresso. Um problema que eu enfrentei com frequência e que acho útil compartilhar: crianças muito pequenas, especialmente as da faixa dos três anos, tendem a fixar-se no personagem lobo como figura de medo real. Já tive uma turma onde duas crianças choravam e se recusavam a participar da dramatização porque tinham medo do lobo. A solução foi simples e eficiente. Introduzi uma versão alternativa do conto onde o caçador chega a tempo e o lobo é convencido a se comportar, sem violência. Troquei o final trágico pelo final resolutivo. Além disso, Usei o lobo como fantoche de forma brincante nas sessões seguintes, dando a ele uma voz grave mas engraçada, quase caricata. A exposição progressiva e controlada ao personagem diminuiu a ansiedade em uma semana. Se vocês tiverem turmas com crianças mais sensíveis, ajustem o final desde o início. Não insistam na versão original com desfecho violento.
Outro ponto que mereçe atenção é a articulação com a família. Na maioria das vezes, os pais recebem a ficha de atividade em casa e transformam num momento de tensão porque a criança não consegue sozinha. Envia-se para casa apenas o material de registro que a criança já dominou em sala, nunca uma atividade nova. Eu costumo mandar um bilhete simples explicando o que foi trabalhado e sugerindo que a família reconte a história junto, sem cobranças de resultado perfeito. Isso reduz drasticamente a frustração dos pais e das crianças. Sobre materiais de apoio, existem algumas plataformas confiáveis onde vocês encontram recursos gratuitos. O Portalf de Projetos da SME São Paulo tem adaptações razoáveis, e o site do Ministério da Educação disponibiliza seqüências didáticas completas para o ciclo de alfabetização. Fica um link direto abaixo para consulta. Mas lembrem-se: nenhum material pronto substitui a adaptação que vocês fazem com base no que observam da turma dia após dia.
Onde baixar atividades prontas
Portal de Projetos Educacionais da SME-SP: portaldoprofessor.mec.gov.br Base BNCC - campos de experiência: basenacionalcomum.mec.gov.br
Limitações e alternativas quando a atividade não funciona
É preciso ser honesto sobre os pontos fracos. A abordagem com Chapeuzinho Vermelho depende muito da qualidade da mediação do professor. Se a contação for mal conduzida, todo o resto desanda. Turmas com muitos alunos, acima de vinte e cinco crianças, ficam complicadas para dramatizações e recontos coletivos. Nesses casos, dividir em pequenos grupos rotativos, mas isso exige planejamento prévio e mais tempo de preparação. Se vocês não têm estrutura para isso, foquem nas atividades de linguagem oral com roda de conversa e nos jogos de memória, que são mais gerenciáveis em grupo grande. Outra limitação séria é o risco de estereotipação de gênero. A versão tradicional coloca a menina como vítima passiva que precisa ser resgatada. Trabalhar essa narrativa sem questionar esse viés reforça preconceitos. A saída é incluir momentos de discussão crítica com as crianças maiores. Perguntar se existe outra forma de resolver o problema, se a Chapeuzinho poderia ter tomado outras atitudes. Isso transforma a atividade de mera reprodução cultural em ferramenta de pensamento crítico. Crianças de quatro e cinco anos conseguem lidar com essa reflexão se o professor mediadora de forma adequada.
Se por algum motivo a turma não responder bem à narrativa clássica, uma alternativa sólida é trabalhar com a versão dos Irmãos Grimm de forma comparativa com versões contemporâneas, ou simplesmente trocar o foco para outra narrativa folclórica brasileira que tenha estrutura similar, como a do Lobisomem ou outras versões regionais do conto. O importante é manter o eixo pedagógico claro e não usar o tema como preenchimento de cronograma.