O que é o livro «A Imitação de Cristo»
Thomas à Kempis foi um monge agostiniano do século XV que escreveu «A Imitação de Cristo», um dos textos de espiritualidade cristã mais lidos da história. O livro não é uma biografia nem uma obra teológica densa. São capítulos curtos, quase aforismos, organizados em quatro livros. O primeiro trata da vida interior. O segundo fala da devoção. O terceiro aborda a consolação interior. O quarto aborda a Eucaristia e a preparação para a morte. Li a primeira vez com cerca de dezenove anos, numa edição pequena da editora Paulinas, numa biblioteca paroquial em Lisboa. Não esperava muito. Acabei a ler de uma sentada, o que é raro comigo. O texto é direto, sem ornamentos, e isso é precisamente o que o torna incómodo. Não promete felicidade. Promete disciplina.
rua tomás de kempis
Não existe uma rua com esse nome em Portugal que eu conheça. Em Lisboa há a «Rua de São Tomé», no Mouraria, e há a «Largo de São Tomás», perto do Castelo. No Porto existe a «Rua do Vigário», mas nada relacionado com Thomas à Kempis. É provável que quem procura «rua tomás de kempis» esteja a confundir com outra coisa ou a pesquisar por uma referência local muito específica de uma cidade pequena. Se me dissessem onde exatamente vi isso, tentava confirmar. Como não vi, fico pelo que sei: não há registos municipais conhecidos com essa denominação.
Como abordar a leitura na prática
O erro mais comum é tentar ler o livro inteiro de uma vez. Não funciona. O texto foi feito para ser devorado em doses pequenas, preferencialmente depois de oração ou em silêncio. Eu costumo ler um capítulo por dia, de manhã, antes de começar qualquer outra coisa. Isso dá cerca de três meses para terminar os quatro livros, o que me parece o ritmo certo. Se ler mais rápido, o conteúdo escorre. Se ler devagar demais, perde o fôlego. Outra coisa: não leias como se fosse autoajuda moderna. Não há técnica, não há passo a passo, não há transformação garantida em trinta dias. Há uma proposta de olhar para si mesmo com honestidade, o que é bem diferente. A diferença entre «A Imitação de Cristo» e um livro de desenvolvimento pessoal é enorme. Um diz-te o que fazer. O outro diz-te quem és, ponto final.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
Pontos cegos que ninguém avisa
Um problema real ao ler este livro é o risco de interpretaçãonegativa. Os trechos sobre mortificação e desprezo do mundo podem ser lidos de forma morbosa, especialmente por pessoas já vulneráveis. Eu conheço alguém que parou de ler por causa disso, porque sentiu que o texto alimentava culpa em vez de corrigi-la. Isso acontece quando se lê sem acompanhamento espiritual ou sem contexto. O livro não foi feito para substituir terapia. Foi feito para acompanhar quem já caminha numa direção definida. Se não estivermos nesse cenário, o texto pode doer mais do que ajudar. Outro ponto: a tradução importa muito. A versão mais comum em português é a da editora Loyola, feita por padres jesuítas, e é fiel. Mas existem traduções mais antigas, do século XIX, com linguagem arcaica que afastam o leitor moderno. E há edições revisadas recentemente que suavizam certas passagens, o que eu considero um erro. Kempis não suavizava nada. Se limpares o texto, perdes a dentição.
Edição recomendada
Comprei a minha na Livraria Christovam Colombo, em Lisboa, mas hoje em dia é mais fácil arranjar online. A edição da Loyola, ISBN 978-972-684-579-3, custa cerca de oito euros na Fnac. A da Paulinas é mais barata, cerca de seis, mas a tipografia é pior e o papel amarela rápido. Se fores comprar, evita as edições de «clássicos» de editoras genéricas que não indicam o tradutor. Sem nome de tradutor, é provável que seja uma versão adaptada, não fiel.
Para quem é e para quem não é
O livro serve para quem já tem uma prática religiosa ou espiritual e quer aprofundá-la. Não serve para quem está à procura de respostas rápidas ou de um manual de sucesso. Também não serve para ateus ou agnósticos que queiram «aproveitar» o texto como filosofia secular. Isso funciona parcialmente, mas perde-se o contexto e o resultado é meia-tinta. Kempis escrevia para monges. Escrevia para pessoas que tinham feito votos. O tom é de quem fala com quem já está dentro, não de quem está a bater à porta. Se quiseres testar, lê os primeiros dez capítulos. Se não te interessarem, não forces. O livro não corre riscos se fiques por aí. Mas se te interessarem, continua. Cada capítulo que passa parece insignificante. Doze capítulos seguidos mudam coisas que não esperavas.