Como usar textos literários e jornalísticos para trabalhar identidade na sala de aula
Identidade é um daqueles temas que todo professor de língua portuguesa e humanas falam que vão trabalhar, mas na prática viram aquela redação genérica de "quem sou eu" sem profundidade. O problema não é a dificuldade dos alunos. O problema é que os materiais prontos que você encontra na internet são extremamente superficiais. A maioria pede apenas para o aluno listar características pessoais. Isso não constrói pensamento crítico. O que funciona de verdade é partir de narrativas que colocam o sujeito diante de situações onde sua identidade é posta em xeque. Não uma autobiografia fácil, mas histórias onde a identidade é fragmentada, contestada ou transformada por fatores externos. Desde que comecei a montar minhas sequências didáticas com esse recorte, notei que os alunos engajam muito mais quando o texto-lâmina tem conflito real, não apenas reflexão vazia.
texto para trabalhar o tema identidade: materiais que realmente funcionam
Uma das abordagens que dá resultado é usar crônicas e contoscurtos em vez de poesia abstrata no primeiro momento. Alunos do ensino médio, especialmente, travam com textos poéticos muito hermenêuticos logo de cara. Comece por textos narrativos com personagens que passam por processos de afirmação ou negação identitária. "O primo Basílio" não serve, mas trechos de "A Hora da Estrela" da Clarice Lispector, ou contos de Conceição Evaristo, funcionam muito bem. Os alunos conseguem discutir classe, gênero e raça de forma concreta quando o texto mostra, não apenas declara. Também vale a pena usar material jornalístico. Reportagens sobre pessoas trans, sobre deslocamentos_forçados, sobre migração interna no Brasil. O problema é que matérias superficiais do grande jornais muitas vezes vitimizam em vez de humanizar. Eu costumo buscar reportagens da Agência Brasil, da NPR Brasil ou de veículos de imprensa comunitária, onde as vozes são mais autônticas. A diferença na qualidade da discussão em sala é absurda.
Um recurso menos óbvio mas muito eficaz são trechos de documentários com legendas transcritas. Vídeos como "O Som ao Redor", "Aquarius" ou até entrevistas longas com artistas que discutem sua origem, como as entrevistas do programa "Queda Livre" com escritores negros. Você transcreve um trecho de cinco a dez minutos e trabalha com ele da mesma forma que trabalharia um texto escrito. A oralidade traz camadas extras de interpretação que o texto impresso não oferece.
Como estruturar a sequência didática sem cair no óbvio
A armadilha mais comum é transformar a aula sobre identidade numa roda de conversa onde cada aluno fala o que sente. Sem mediação textual, isso vira terapia de grupo improvisada e poucos aprendem conteúdos específicos de análise linguística ou literária. O texto precisa ser o centro, não um pretexto para o desabafo. Meu formato padrão funciona assim. Primeiro, leitura guiada do texto-lâmina com anotações em margem. Os alunos marcam trechos que lhes chamam atenção, palavras desconhecidas, situações que os incomodam ou surpreendem. Nada de interpretação coletiva ainda. Dezoito anos dando aula me ensinaram que forçar a fala dos alunos antes da leitura individual só gera respostas decoradas do que eles acham que o professor quer ouvir.
Na segunda etapa, trabalho vocabulário e estruturas linguísticas relevantes. Se o texto trata de identidade de gênero, por exemplo, discuto neologismos, variações pronominais, marcas de registro. Se é sobre identidade regional, analiso variações dialectológicas, sotaque escrito, letramento. Isso é o que diferencia uma aula de identidade de uma aula de português disfarçada. Sem essa dimensão linguística, você está apenas discutindo temas transversais sem ensinar conteúdo curricular. A interpretação coletiva vem só depois. E aqui vai um ponto que poucos ensinam: faça os alunos argumentarem entre si, não com você. Coloque duas interpretações opostas sobre um trecho do texto e peça que fundamentem com passagens do próprio texto. Quando um aluno diz "eu acho que o personagem se sente excluído", responda com "que trechos do texto sustentam isso? E que trechos poderiam sustentar o contrário?". Isso destrincha a superficialidade da interpretação intuitiva em poucos minutos.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
A produção textual final também precisa ter rigor. Peça textos argumentativos ou jornalísticos, não autobiográficos. O aluno deve defender uma tese sobre como a sociedade constrói identidades, usando o texto estudado como base. Autobiografia não exige argumentação. Exige confissão, e confissão não é competência textual avaliável.
O problema que ninguém conta sobre trabalhar identidade em sala
Vou ser direto: esse tema disparar conflitos reais na sala de aula. Não os conflitos bons e resolvidos em dez minutos de mediação. Conflitos que ficam ecoando por semanas. Já tive uma situação em que a discussão sobre um conto de Conceição Evaristo gerou um aluno se levantando e dizendo que "aquele texto era coisa de esquerda querendo impor ideologia". Outros seis alunos entraram em defesa do texto de forma pessoal e emotiva. A aula perdeu completamente o foco pedagógico. Fiquei sem chão por uns quinze minutos. A solução que encontrei, e que recomendo, é estabelecer regras de discussão explicitamente ANTES de ler qualquer texto sensível. Regras como: critique a ideia, nunca a pessoa. Cite o texto como prova. Se alguém se sentir atacado, o assunto é pausado, não ignorado. E o mais importante: tenha um plano B para quando a discussão sair do controle. No meu caso, quando a coisa esquentou naquela aula, simplesmente pedi para os alunos escreverem individualmente por dez minutos: "quais passagens do texto vocês consideraram mais polêmicas e por quê?" Isso resfriou os ânimos e devolveu o foco textual. Depois disso, voltei para a roda e consegui conduzir a discussão de forma produtiva.
Outro problema prático: a diversidade dos alunos da sua turma. Se você trabalha identidade com uma turma homogênea, corre o risco de tratar o tema de forma abstrata, distante da realidade deles. Se a turma é majoritariamente negra e periférica e você usa apenas autores brancos e academicizados, os alunos percebem a desconexão. Conheço professores que resolvem isso montando caixas de texto temáticas: uma caixa com autores negros, outra com autores LGBTQIA+, outra com autores indígenas. Cada unidade didática usa uma caixa diferente, garantindo representação e evitando que sempre os mesmos alunos sejam os "porta-vozes" da diversidade.
Recursos e onde encontrar materiais
Para quem quer montar esse tipo de sequência didática, os melhores recursos gratuitos estão em portais educacionais oficiais. O Portal do Professor do MEC tem sequências didáticas prontas, embora algumas sejam datadas. A plataforma Escola Brasil também traz materiais atualizados. Para literatura, a Biblioteca Digital Curt Nimuendajú é excelente para textos indígenas em primeira mão. Para jornalismo, a Câmara dos Deputadospublica relatórios e reportagens gratuitas com boa qualidade jornalística. Se você tiver acesso a plataformas pagas, a Revê, do Grupo RBS, tem cadernos temáticos muito bem produzidos sobre identidade, gênero e diversidade. As matérias são curtas, ideais para lavoro em sala. O site da Companhia das Letras também disponibiliza trechos autorizados de obras literárias para uso pedagógico, o que evita problemas de direitos autorais.
O mais importante não é a quantidade de material, e sim a forma como você o encaminha. Um único texto bem escolhido, trabalhado em profundidade, vale mais do que dez textos rasos consumidos superficialmente. Identidade não se constrói com quantidade de leitura. Se constrói com leitura que incomoda, que questiona, que obriga o aluno a pensar lugar que ocupa no mundo. O resto é encheção de linguiça.