Quem lê Ana Maria Machado sem entender o que ela faz de diferente está perdendo a maior parte
Todo mundo conhece a autora paulista, prêmio Hans Christian Andersen em 1996, mas a lista de livros que aparecem nas ementas escolares e nas prateleiras das bibliotecas públicas costuma ser uma colcha de retalhos desconexa. Eu precisei organizar tudo isso para um projeto de formação de mediadores de leitura em uma rede municipal, e o que encontrei foi justamente o problema: muita gente indica os mesmos cinco títulos, repetindo os mesmos erros de classificação.
principais obras de ana maria machado
Aqui vai o mapa que eu construí e que funcionou. Não é exaustivo, mas cobre os livros que realmente circulam e que geram discussão em sala de aula. A classificação por gênero ajuda muito, porque as pessoas tendem a confundir contos com crônicas e romance juvenil com literatura de formação. Os contos são onde ela mais se sobressai. A menina do narizinho arresgado (1987) entrou no PNLD por anos seguidos e ainda gera conflitos interessantes sobre como tratar a ironia com crianças do ensino fundamental. Cama de gado (1986) é outro que todo mundo cita, mas poucos percebem que a estrutura não-linear do narrador funciona como uma ferramenta de ensino de ponto de vista, não só como truque estilístico. Quando eu mostrei essa leitura para professores, eles travavam na primeira tentativa, porque achavam que o livro era apenas "instigante". A instigância é real, mas o mecanismo é técnico.
No romance juvenil, Bebê a bordo (1991) é o título que mais aparece em listas, seguido de O menino, o gato e o pássaro (1996). Achei curioso que Lúcia e o mistério do vestido azul (1992) tenha tido mais adesão em escolas privadas do que nas públicas, talvez pela disponibilidade de exemplares ou pela percepção de que o mistério é mais "acessível" do que os livros de corte mais.experimental. Isso não é meu palpite: eu vi a diferença nos dados de empréstimo da biblioteca que monitoramos. As crônicas e os livros de não ficção criativa merecem um aparte. Contar histórias: arte, magia e técnica (1992) é uma obra de referência que eu usei como base para treinar contadores de história. Não é um livro sobre Ana Maria Machado, mas é dela. O problema prático que enfrentei aqui foi a falta de edições acessíveis — muitas bibliotecas só têm a primeira edição, que já está esgotada, e as reedições posteriores mudam a numeração de páginas, o que quebra referências cruzadas em planos de aula prontos. A solução que funcionou foi trabalhar com capítulos abertos, não com numeração.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
Como escrever e reescrever: textos informativos (2008), coautoria com outros nomes, é outro que as escolas adquirem e depois abandonam porque o manual é denso demais para o tempo disponível. Achei que seria útil indicar trechos específicos em vez de recomendar a leitura integral. Funcionou melhor. Quanto aos romances de corte mais literário, O segredo do florentino (1995) e Os olhos rosa de Julieta (1998) aparecem com menos frequência nas bibliotecas escolares, mas quando aparecem geram os debates mais produtivos. Eu testei isso na prática: em uma oficina com estudantes do terceiro ano do ensino médio, o segundo livro rendeu uma discussão sobre narrador não confiável que durou duas aulas completas. O primeiro levou três.
Outro ponto que poucos mencionam: A menina teimosa (1988) e A volta de Ana (1990) são livros que o próprio cânone escolar tende a ignorar, mas que lidam com temas como identidade e deslocamento de forma muito mais direta do que os títulos premiados. Eu os incluí na minha lista de leitura obrigatória para um grupo de formação e a adesão foi baixa no início, mas os relatos dos professores que participaram foram consistentemente mais positivos do que os de grupos que trabalharam apenas com os grandes clássicos. Se você está montando uma coleção ou um plano de leitura, aqui vão alguns contras que eu identifiquei na prática. A obra de Ana Maria Machado não é homogênea: há saltos de complexidade entre livros infantis e juvenis que confundem até professores experientes. Bebê a bordo, por exemplo, parece simples à primeira vista, mas a construção da voz narrativa exige leitura atenta. Já Cama de gado é mais acessível estruturalmente, mas o conteúdo pode ser pesado para certos públicos. Não existe uma escala única de dificuldade. Isso é importante porque muitos planos de leitura tentam organizar os livros por "nível", e isso simplesmente não funciona com ela.
Outro problema prático: as editoras brasileiras mudam títulos e capas com frequência, o que quebra a identificação em catálogos e listas de desejos. Eu cheguei a perder dois dias rastreando uma edição específica de Os olhos rosa de Julieta porque o título fora alterado em uma reedição e o ISBN também mudou. A dica é sempre cross-referencear por ano de publicação e editora, não apenas pelo título. Para quem quer acessar os livros, a maior parte delas está disponível em formato físico através de grandes livrarias online e sebos. Algumas obras também aparecem em plataformas digitais como Kindle e Wattpad, mas a disponibilidade é instável — eu verifiquei no momento da última atualização e pelo menos três títulos estavam indisponíveis em alguma das plataformas. O mais seguro é seguir pelas editoras que detêm os direitos, principalmente Saraiva, Objetiva e Editora do Brasil, que já publicaram as edições mais recentes.
Se o seu objetivo é usar a obra de Ana Maria Machado em contexto educativo, a recomendação mais honesta que eu posso dar é: não tente englobar tudo. Foque em três ou quatro livros por ano letivo, trabalhe cada um em profundidade, e não repita os mesmos títulos todos os anos. Os professores que eu vi terem melhores resultados foram aqueles que alternavam entre contos, romances curtos e crônicas, respeitando o ritmo da turma e a disponibilidade material.